Rio de Janeiro – A Petrobras anunciou hoje (5) que vai disponibilizar para
todos os estados do país, a partir de 1º de janeiro, óleo diesel com menor teor
de enxofre, conhecido como S-50, por conter teor de enxofre de 50 miligramas
por quilo de combustível (mg/kg) . Atualmente, o produto já é vendido em nove
capitais e municípios das respectivas regiões metropolitanas para abastecer,
principalmente, as frotas de ônibus do transporte público.
O S-50 provoca menos emissões de poluentes, como material particulado e
óxidos nitrosos. Mas esta é uma vantagem ambiental que só valerá para os
veículos mais novos, equipados com motores de padrão Euro 5, e apenas se for
usado em associação com o produto Agente Redutor Líquido Automotivo, mais
conhecido pela sigla Arla 32.
“Vamos ter uma melhoria substancial na qualidade do ar porque, com os
motores novos Euro 5, que já estão sendo produzidos no país, mais o diesel 50
ppm [partes por milhão] e o Arla, teremos redução de 80% de materiais
particulados e de 98% de óxidos nitrosos”, disse o diretor de Abastecimento da
Petrobras, Paulo Roberto Costa.
Segundo ele, os motores a diesel mais antigos também vão emitir menos
poluentes com o novo combustivel, porém, essa redução não será tão
significativa. “Os motores antigos da nossa frota vão poder utilizar o diesel
50, mas a redução das emissões ficará em torno de 10% a 15%. A troca da frota
vai se dar ao longo de muitos anos. A Anfavea [Associação Nacional de
Fabricantes de Veículos Automotores] pretende vender, em 2012, de 160 mil a 170
mil veículos com motores novos [a diesel padrão Euro 5]. Mas nós temos uma
frota de 2,3 milhões de veículos pesados”, comparou Costa. Atualmente, o S-50
corresponde a 6% das vendas totais de diesel da Petrobras.
Segundo o presidente da Petrobras Distribuidora, José de Lima Neto, no
mínimo, 900 postos da bandeira BR Distribuidora vão oferecer o S-50 a partir de janeiro. A
ideia é que os motoristas não precisem percorrer mais de 400 quilômetros
para encontrar postos de combustíveis que ofereçam o novo produto, pois os
motores a diesel da nova geração não podem rodar com o combustível antigo, mais
pesado e poluente.
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) estimou que, em um primeiro momento,
cerca de 3 mil postos deverão ter bombas para oferecer o novo produto. “A
principal certeza é que, quem comprar um caminhão novo, não vai ficar parado na
estrada. É o desafio principal, neste primeiro momento”, frisou Lima Neto.
O preço do litro de óleo diesel S-50 deve ser seis centavos mais caro que o
do diesel S-500 (com teor de enxofre máximo de 500 mg/kg). Mas o motorista
também vai ter que desembolsar de R$ 2 a R$ 3 por litro de Arla 32, na proporção de 1 litro do agente para cada
20 de diesel. O uso do Arla 32 será obrigatório porque, sem o produto, o motor
poderá apresentar problemas e parar de funcionar.
“O motor [novo] tem um sistema de diagnóstico. Se começar a emitir acima da
legislação, vai perder potência e o motorista poderá ter de parar o caminhão em
determinado momento. É um produto mandatório de uso. Para evitar as emissões,
você tem o custo do produto, como é na Europa”, explicou Lima Neto.
Atualmente, nos países membros da União Europeia, o diesel usado em veículos
é o S-10 (10 mg de enxofre por kg). Nos Estados Unidos, o padrão é S-15 (teor
de enxofre de 15 mg/kg) e S-500. No Brasil, atualmente, a Petrobras vende 66%
de diesel S-1.800 (o mais sujo, com teor de enxofre de 18 gramas por quilo), 28%
de S-500 e 6% de S-50. Para 2020,
a empresa projeta vender 60% de S-10 e 40% de S-500.
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-12-05/diesel-mais-limpo-estara-em-900-postos-do-pais-partir-de-janeiro
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