quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

ESTRÉIA NA PRÓXIMA SEXTA DOCUMENTÁRIO SOBRE COMO VIVER NA FLORESTA DE FORMA SUSTENTÁVEL

“Amazônia Eterna” estreia nesta sexta-feira (14/2) em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Manaus.

Com uma área superior a 5 milhões de km2, uma infinidade de espécies de fauna e flora e cerca de 20% das reservas de água doce do planeta, a Floresta Amazônica vive hoje diferentes formas de exploração econômica e desperta a preocupação de organizações ligadas à preservação ambiental, mas também o interesse de grupos empresariais. Percebendo a riqueza do tema, a produtora Giros e a Agência Tudo uniram forças para a realização do documentário “Amazônia Eterna”


O longa, que estreia nesta sexta-feira (14) em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Manaus, embarca em uma viagem corajosa que, despida de preconceitos, visita e apresenta relevantes projetos de sustentabilidade na região, inseridos num dos mais ricos e surpreendentes cenários do mundo.

Dirigido por Belisario Franca (Giros) e idealizado em parceria com Maurício Magalhães (Agência Tudo), o filme traz uma nova visão sobre as possibilidades de convivência harmônica entre a exploração da economia verde e a manutenção do ecossistema amazônico. O documentário apresenta nove projetos com propostas bem sucedidas do uso da floresta de maneira sustentável, beneficiando diretamente a população local e promovendo boas parcerias econômicas. 

“Conheci a Amazônia em filmes que rodamos anteriormente e percebi que no Brasil falamos apenas dos problemas de degradação da floresta”, explica Belisario Franca.

Atividades como agricultura, pesca, pecuária e extrativismo são desvendadas sob o respaldo de especialistas, entre eles o economista Sérgio Besserman, a ambientalista Bertha Becker, e o ecologista Virgilio Viana, além do depoimento de amazônidas.

“O objetivo do filme é fazer com que a Amazônia seja sentida pelo espectador, daí a escolha por uma narrativa sensorial que coloque as pessoas dentro desse lugar. Seguir o fio narrativo da história é como navegar pelos rios da floresta, tudo é orgânico. Daí vem também o nosso maior desafio, que é mostrar tudo por um novo ângulo, tanto do ponto de vista da informação quanto da estética”, acrescenta Belisario.

O documentário conta com o Patrocínio exclusivo da Vale, através da Lei do Audiovisual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário