terça-feira, 20 de dezembro de 2011

COMO EVITAR O PLASTICO NO SEU COTIDIANO


 Evitar o plástico não é fácil, mas também não é impossível. Confira algumas dicas!

Esse é um desafio em que o fracasso é quase certo. Eliminar todo o plástico da sua vida é impossível. Nem queira, pois ele é um elemento chave do mundo moderno. Mas, mesmo as coisas de plástico que você tenta evitar, às vezes, escapam da atenção e você acaba consumindo. Por isso, é importante pensar em um equilíbrio no uso do material.

Priorizar

Decidir viver sem plástico pode facilmente deixar você se sentindo sobrecarregado. Uma boa idéia é começar pelas maiores fontes de plástico do seu consumo e trabalhar em cima disso. Uma vez que você estabeleceu um hábito sem o plástico, você pode passar para o próximo material de sua lista. Aqui estão alguns bons pontos de partida:

Se você pesquisar seu lixo por uma semana, verá que a maior parte dele é constituída de plástico. E irá perceber que as embalagens de alimentos e bebidas são a sua principal fonte.
Além do volume que gera nos aterros, existem outras razões para você concentrar seus esforços nos alimentos relacionados ao plástico. Produtos químicos existentes nas embalagens plásticas podem ser liberados nos alimentos (como o BPA, que pode causar desequilíbrios no sistema hormonal, entre outros fatores), portanto, têm impacto imediato sobre a sua saúde. Outra medida importante é substituir os recipientes e utensílios de plástico na cozinha por vidro, madeira ou outros materiais inertes.

Menos sacolas

Se for ao supermercado e esquecer a sacola reutilizável, leve suas comprar com o carrinho até seu automóvel ou peça caixas de papelão (os supermercados costumam oferecer de bom grado).  Após fazer isso algumas vezes, você provavelmente nunca mais esquecerá a sua sacola! (Enfim, utilize o menos possível as sacolinhas plásticas e não embale itens como maçãs e batatas em sacos).

Devolva os sacos de plástico para reciclagem quando retornar ao supermercado (juntamente com outros sacos de plástico que encontrar em seu caminho). O mais fácil para não esquecer a sacola reutilizável é mantê-la no porta-malas ou porta-luvas do seu carro.

E em casa, na hora de revestir lixeiras, como a do banheiro e a da cozinha, use jornais velhos! 

Isso dá pra deixar de lado

Alguns objetos plásticos são inúteis. O melhor exemplo é o canudo. Para evitar a contaminação das latas de bebidas, basta lavá-las ou procurar embalagens seladas (no caso das cervejas). Se não houver outra opção, limpe a lata de bebida com um guardanapo e peça um copo de vidro.

Desacelere

Plástico existe para suportar o estilo de vida "fast-food" que todos nós pensamos que precisamos manter. Comprometer-se em cortar os plásticos descartáveis lhe dará razões para algumas pausas no seu dia. Você pode demorar dez minutos a mais para comer um congelado, por exemplo, ou levar 30 minutos para almoçar em um restaurante, em pratos e copos de vidro, usando talheres reais, em vez de algo agarrado em uma embalagem plástica. Juntamente com os benefícios de evitar plástico, você vai ganhar uma oportunidade para relaxar e apreciar a sua comida.

Novas atitudes criam novos exemplos. A cada sacola dispensada, você acaba influenciando as pessoas que te acompanham nas compras! Que tal começar hoje mesmo?


Fonte: http://www.ecycle.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=719&Itemid=&utm_source=@escolaverde&utm_medium=twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário